Festa de Nossa Senhora das Dores começa neste domingo (6) na Catedral de Caruaru
6 de setembro de 2026A tradicional Festa de Nossa Senhora das Dores, padroeira de Caruaru, começa neste domingo (6) e segue até o dia 15 de setembro, reunindo fiéis em uma programação de fé, devoção e cultura na Catedral de Nossa Senhora das Dores, no Centro da cidade.
Com o tema “Faça-se em mim segundo a tua palavra” (Lc 1,38), a edição 2026 celebra a fé e a entrega de Maria à vontade de Deus. A programação contará com missas, novenas, momentos de oração, adoração ao Santíssimo Sacramento, procissões, quermesse e apresentações culturais.
Abertura acontece neste domingo
A programação de abertura começa logo pela manhã, com o Ofício de Nossa Senhora, às 6h, seguido de missas às 6h30, 9h, 11h e 16h.
No fim da tarde, às 18h, será realizada uma procissão motorizada com a bandeira da padroeira, saindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Boa Vista, em direção à Catedral.
Às 18h30, acontece o tradicional hasteamento das bandeiras em frente à Catedral. Na sequência, às 19h, será realizada a Recitação da Coroa das Dores de Maria, com o tema “A intercessão de Maria em nossas necessidades”.
A primeira novena está marcada para 19h30 e será presidida pelo padre Kennedy Amorim de Melo, pároco de Nossa Senhora de Fátima, em Caruaru. Após a celebração, haverá quermesse e apresentação cultural do Pastoril da Paróquia São José.
Dez dias de fé e tradição
Entre os dias 6 e 14 de setembro, a programação contará diariamente com momentos de oração, Santa Missa e novena. As noites também terão quermesse, louvor e apresentações culturais.
Nos dias 12, 13 e 14, estão previstos shows de evangelização com Frei Silvio CMES, Albanita de Cássia e William Sanfona.
Procissão encerra os festejos
O encerramento acontece na terça-feira (15 de setembro), Dia de Nossa Senhora das Dores. A programação contará com missas e, às 16h30, a tradicional procissão com a imagem da padroeira pelas ruas de Caruaru.
O cortejo passará pela Avenida Rio Branco, Rua Frei Caneca, Avenida Rui Barbosa, Rua Gonçalves Dias e Avenida Agamenon Magalhães, retornando pela Avenida Rio Branco. A programação será encerrada com uma missa solene às 17h30. (Metropolitana FM Caruaru)
A Catedral de Nossa Senhora das Dores convida os fiéis de Caruaru e de outras cidades para participarem dos momentos de fé e devoção em homenagem à padroeira do município.


