ONG Giral abre edital para instituições interessadas em receber apresentações da 3.ª Turnê da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria

ONG Giral abre edital para instituições interessadas em receber apresentações da 3.ª Turnê da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria

5 de setembro de 2026 Off Por blogem

A ONG Giral abriu edital para instituições interessadas em receber apresentações da 3.ª Turnê da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria. A iniciativa leva o espetáculo Pernambuco Dança Assim a municípios e diferentes espaços de Pernambuco, ampliando o acesso à música, à cultura popular e à formação artística desenvolvida pelo projeto.

Prefeituras, universidades, escolas, ONGs, clubes, empresas, órgãos públicos, equipamentos culturais, projetos sociais, eventos comunitários e outras instituições públicas e privadas podem solicitar a apresentação. As propostas serão analisadas pela equipe da orquestra a partir da disponibilidade de agenda, características do evento, localização, público previsto e condições estruturais necessárias.

Realizado por alunos e educadores da Orquestra Meninas e Meninos da Alegria, o espetáculo Pernambuco Dança Assim une música, teatro e elementos cênicos para celebrar as tradições do Estado. A narrativa acompanha um viajante que chega a Pernambuco e se depara com um duelo simbólico entre duas grandes paixões populares: o Carnaval, representado pela força do frevo, e o São João, marcado pelo ritmo e pela emoção do forró.

Da ciranda ao xaxado, do frevo ao forró, a apresentação conduz o público por uma viagem pela diversidade cultural pernambucana. Com duração aproximada de 40 minutos, o espetáculo é desenvolvido no projeto Meninas e Meninos da Alegria em Movimento, patrocinado pela BB Seguros.

As apresentações podem ocorrer em dois formatos. A formação completa reúne 47 integrantes, entre músicos, atores, maestros e equipe de produção. Já a versão reduzida conta com 34 pessoas; foi pensada para espaços com estrutura mais enxuta, preservando a proposta artística e narrativa do espetáculo.

Para receber a orquestra, a instituição solicitante deverá assegurar condições adequadas de transporte para os integrantes e instrumentos, palco ou espaço apropriado, cadeiras para os músicos, local seguro para guarda dos instrumentos, água, alimentação conforme o horário da atividade, responsável pelo sistema de som e tempo prévio para montagem e passagem de som. A organização também deverá divulgar a apresentação em seus canais de comunicação.
Siga o nosso Instagram @portaledivaldomagalhaes
Foto: Divulgação