Projeto doa livros e leva  escritores para roda de conversa na Penitenciária de Caruaru

Projeto doa livros e leva escritores para roda de conversa na Penitenciária de Caruaru

25 de março de 2026 Off Por blogem

Nesta quinta-feira (26.03), a Penitenciária Juiz Plácido de Souza, em Caruaru, recebe o projeto Reescrevendo Novos Caminhos – ação de inclusão pela leitura da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em parceria com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP). A iniciativa tem como objetivo levar escritores para rodas de conversas nas unidades prisionais, também doando livros que serão trabalhados dentro do Programa de Remição pela Leitura. Autor do título _Música para o povo que não ouve_, o músico, compositor e ativista social Cannibal, vocalista e baixista da banda Devotos, falará sobre sua trajetória e de que forma a literatura e a educação impactaram a sua vida.

O evento na Penitenciária Juiz Plácido de Souza contará com a presença do diretor da unidade, Romero Timóteo; do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, Paulo Paes; e do presidente da Cepe, João Baltar Freire. O projeto _Reescrevendo Novos Caminhos_ recorre à literatura para destacar a importância da leitura enquanto instrumento de desenvolvimento pessoal e de reintegração social. A ação foi iniciada em novembro do ano passado pelo Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, também com a presença de Cannibal. A previsão é que a ação envolva outros autores e autoras da Cepe em edições que atenderão outras unidades prisionais masculinas e femininas selecionadas pela SEAP.

Para Cannibal, o projeto _Reescrevendo Novos Caminhos_ é antes de tudo um aprendizado. “Essa experiência é uma grande troca porque falo sobre a minha vida e ao mesmo tempo tenho a oportunidade de conhecer a vida de tantas pessoas que podem ter seus erros recuperados pela arte”, destaca.

*Livros -* Livros de autores e autoras convidados para participar do projeto são doados pela Cepe às unidades para que possam ser trabalhados em sala de aula dentro da proposta do Programa de Remição pela Leitura – em que cada livro lido e trabalhado em uma redação pelo detento permite a redução de até quatro dias de pena (com limite de 12 obras por ano). Em paralelo, a editora também doa, através do seu projeto Caixa de Leitura, cerca de 50 títulos (de gêneros diversos) para suprir as bibliotecas internas.

_Edição do projeto Reescrevendo Novos Caminhos em Caruaru_
Data: 26.03. 26, quinta-feira
Horário: 14h às 16h
Local: Penitenciária Juiz Plácido de Souza
Endereço: R. Espírito Santo, 36 – Divinópolis, Caruaru
*Veículos de imprensa terão acesso ao evento.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Crédito da Foto: Daniela Nader