Carnaval de Pernambuco 2026: confira a programação no Recife Antigo
12 de fevereiro de 2026Com o tema “A gente é festa”, o Carnaval de Pernambuco continua com programação especial no Jardim do Cais do Sertão, no Recife Antigo, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com os espaços que promovem encontros e a expressão viva da identidade pernambucana. Entre esta sexta-feira (13/02) e a terça (17/02), o local se transforma em um grande território de celebração das tradições populares, reunindo mestres e mestras da cultura, agremiações históricas, artistas consagrados e novas gerações que mantêm pulsante o espírito da folia.
Integrando o Festival Pernambuco Meu País no Carnaval, o palco do Jardim do Cais do Sertão se consolida como um espaço dedicado à valorização das manifestações tradicionais do Estado, com destaque para maracatus, afoxés, blocos líricos, cocos, cirandas, bois, ursos, frevo e música popular pernambucana. A curadoria prioriza o diálogo entre Patrimônio Imaterial, ancestralidade e contemporaneidade, refletindo a diversidade estética que marca o Carnaval de Pernambuco.
“O nosso palco no Cais do Sertão reafirma o compromisso da governadora Raquel Lyra com a democratização do acesso à cultura, a valorização dos fazedores e fazedoras de cultura popular e a ocupação qualificada dos espaços públicos. Essa programação é um reflexo da diversidade, da memória e da força criativa que fazem do nosso Carnaval uma referência nacional”, *destaca a secretária de Cultura do Estado de Pernambuco, Cacau de Paula.*
“O palco Pernambuco Meu País no Carnaval no Recife se consolida como um espaço simbólico por reunir mestres e mestras da cultura popular, artistas pernambucanos consagrados nacionalmente e novas gerações. Essa programação reafirma o compromisso da gestão Raquel Lyra com a preservação do nosso patrimônio cultural, a valorização das tradições e o acesso democrático à cultura, fortalecendo a identidade do nosso Estado”, *reforça a presidente da Fundarpe, Renata Borba.*
A programação tem início na sexta-feira (13) com apresentações de expressões emblemáticas da cultura popular, como o Urso Branco Cangaçá, o Afoxé Alafin Oyó, mestres reconhecidos como João Limoeiro e Getúlio Cavalcanti, além da Orquestra Popular do Recife, sob regência do maestro Ademir Araújo, com participações especiais. Ao longo do fim de semana, o público acompanha encontros que exaltam a força das tradições, como o Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro, o Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde, Antúlio Madureira, Renata Rosa, Siba, Briê e a histórica Ave Sangria.
A programação segue até a terça-feira de Carnaval (17), com apresentações de grupos como o Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu, o Coco Miudinho da Xambá, o Samba de Coco Raízes de Arcoverde e o Bloco Flor da Lira de Olinda, além de nomes como Cordel do Fogo Encantado, Eddie, Fabiana Santiago e Ciel Santos, reafirmando o compromisso com a pluralidade cultural e a circulação de artistas pernambucanos.
Com acesso gratuito, a programação do Jardim do Cais do Sertão integra o conjunto de ações do Carnaval de Pernambuco 2026, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), da Secretaria de Turismo e Lazer (Setur-PE) e da Empetur. A iniciativa reforça a política de descentralização, democratização do acesso à cultura e valorização dos fazedores e fazedoras de cultura popular.
Ao ocupar o Recife Antigo com uma programação que celebra a memória, o pertencimento e a diversidade, o Jardim do Cais do Sertão se consolida como um dos palcos simbólicos do Carnaval 2026, reafirmando Pernambuco como referência nacional na preservação e reinvenção de suas tradições culturais.
*Jardim Cais do Sertão, de 13 a 17/02 (sexta a terça-feira)*
*13/02 (sexta-feira)*
15h30 – Urso Branco Cangaçá
16h – Afoxé Alafin Oyó (Patrimônio) convida Coco de Umbigada
17h – Mestre João Limoeiro (Patrimônio) convida Mestre Josivaldo Caboclo
18h – Getúlio Cavalcanti convida o Bloco Carnavalesco Misto da Saudade
19h – Orquestra Malassombro
20h30 – Orquestra Popular do Recife e Maestro Ademir Araújo convida Mônica Feijó e Josildo Sá
*14/02 (sábado)*
15h30 – Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro
16h – Afoxé Tela Oko Ara Ejibó
17h – O Bonde Bloco Carnavalesco Lírico
18h – Frevo a dois
19h – Briê convida Siba Puri
20h30 – Banca Ave Sangria
*15/02 (domingo)*
15h30 – Urso Cangaçá de Água Fria
16h – Coco Miudinho da Xambá (Patrimônio) convida Cila do Coco
17h – Cacau e Lulu e Manguebitinho
18h – Zeca Cirandeiro
19h – Antúlio Madureira
20h30 – Renata Rosa convida Caetana
*16/02 (segunda-feira)*
15h30 – Maracatu de Baque Solto Estrela da Serra
16h – Afoxé Povo de Ogunté
17h – Samba de Coco Raízes de Arcoverde convida Pretinha do Congo (Patrimônios)
18h – Adiel Luna e Coco Camará convida Poli
19h – Fabiana Santiago
20h30 – Cordel do Fogo Encantado
*17/02 (terça-feira)*
15h30 – Boi Fantástico
16h – Maracatu Estrela Brilhante de Igarassu (Patrimônio)
17h – Bloco Carnavalesco Misto Flor da Lira de Olinda
18h – Afoxé Filhos de Dandalunda
19h – Ciel Santos
20h30 – Banda Eddie
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação



