Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife, neste fim de semana

Confira a programação do Festival Pernambuco Meu País, no Terminal Marítimo do Recife, neste fim de semana

5 de fevereiro de 2026 Off Por blogem

O Festival Pernambuco Meu País reforça sua conexão com as tradições culturais do estado ao integrar a programação de Carnaval com encontros emblemáticos da folia pernambucana. Neste sábado (07), a partir das 15h, no Centro do Recife, o público poderá vivenciar o Cortejo Gigantes de Pernambuco, que reúne três dos maiores símbolos do Carnaval local: o Homem da Meia-Noite, o Galo da Madrugada e os Bonecos Gigantes de Olinda.

A iniciativa celebra a diversidade e a força das manifestações populares que fazem do Carnaval de Pernambuco uma referência nacional, promovendo um encontro simbólico entre personagens que representam diferentes territórios, histórias e afetos da festa.

“Esse encontro simboliza exatamente o que o Festival Pernambuco Meu País se propõe a fazer: valorizar nossas tradições, promover diálogos entre diferentes expressões culturais e reforçar o Carnaval como um patrimônio vivo do nosso povo. Reunir o Galo da Madrugada, o Homem da Meia-Noite e os Bonecos Gigantes de Olinda é celebrar a força da cultura popular pernambucana, sua memória, sua diversidade e sua capacidade de emocionar e reunir gerações”, destacou a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula.

A partir das 15h, a concentração acontece na Travessa do Amorim, no cruzamento com a Av. Martins de Barros. Com saída às 16h, o cortejo segue a partir do posto em frente ao Armazém 14, pela Rua Alfredo Lisboa, até o palco Pernambuco Meu País, localizado no Terminal Marítimo do Recife, onde acontece a apoteose e o encerramento do desfile, marcando um dos momentos mais emblemáticos da programação do festival.

SOBRE O FESTIVAL PERNAMBUCO MEU PAÍS

O Festival Pernambuco Meu País no Carnaval acontece nos dias 6, 7 e 8 de fevereiro, no Terminal Marítimo do Recife, reunindo atrações como Mestre Ambrósio, Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, João Gomes, Alcione, Belo, Glória Groove, Nação Zumbi, Priscila Senna, Raphaela Santos, Mundo Livre S/A, e muitos outros nomes que celebram a diversidade musical local e nacional. Realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura (Secult-PE), da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o evento reafirma seu compromisso com a valorização dos artistas da terra e com o acesso democrático à cultura.

Em dezembro, o festival ganhou uma edição Verão que passou por Camaragibe e pelo Terminal Marítimo de Passageiros, no Recife, além de integrar a programação do Réveillon em Jaboatão dos Guararapes. Em janeiro, a iniciativa esteve em São José da Coroa Grande e na Ilha de Itamaracá, consolidando a estratégia de descentralização das políticas culturais e de estímulo ao desenvolvimento regional a partir da cultura.

Ao levar uma programação cultural gratuita e de grande porte a municípios fora do eixo da capital, o festival materializa a diretriz de democratização do acesso à cultura adotada pela gestão estadual. O projeto impacta diretamente cadeias produtivas como turismo, comércio, serviços, hospedagem e economia criativa, gerando renda, empregos temporários e visibilidade para os territórios.

Reunindo artistas consagrados e novas vozes da cena local e nacional, o evento reforça o papel do Pernambuco Meu País como motor de desenvolvimento econômico, cultural e social. A edição de inverno, realizada entre julho e setembro, movimentou mais de R$ 200 milhões nas cidades por onde passou, evidenciando que a cultura é também um importante vetor de geração de renda e emprego.

Confira a programação completa:

06/02 (sexta)
18h30 – Alessandra Leão & Buhr
20h – Mestre Ambrósio
21h30 – Mundo Livre S/A
23h – Nação Zumbi – Da Lama ao Caos, com participação especial de Maciel Salu
0h30 – João Gomes

07/02 (sábado)
16h30 – Cortejo Gigantes de Pernambuco com O Homem da Meia Noite, Galo da Madrugada e Bonecos Gigantes
18h30 – Orquestra do Maestro Duda, com Nonô Germano, André Rio e Marron Brasileiro
20h30 – Frevo Mulheres: Nena Queiroga,Isadora Melo, Ylana Queiroga, Natascha Falcão e Laís Senna
22h30 – Priscila Senna
0h30 – Raphaela Santos

08/02 (domingo)
17h30 – Bloco de Samba A Turma do Saberé
18h30 – Mulheres no Samba: Orquestra Recife de Bambas, Gabi do Carmo, Karynna Spinelli, Maria Pagodinho e Gerlane Lops
20h – Alcione
22h – Gloria Groove
0h – Belo
Foto: Fundarpe/Secult-PE/Divulgação
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes