Compesa fortalece estratégias de segurança e combate ao furto de água em parceria com a SDS
28 de janeiro de 2026Definir novas estratégias para as ações de combate ao furto de água e em unidades operacionais, graves problemas enfrentados pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) em todo o estado, foi o foco de uma reunião realizada nesta quarta-feira (28), na sede da companhia, no bairro de Santo Amaro, no Recife. O encontro reuniu o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega, o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, o comandante Geral da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Coronel Ivanildo César Torres, e o Delegado-Geral da Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), Felipe Monteiro Costa, além de técnicos das áreas de segurança, inteligência e gestão corporativa das duas instituições. Durante a reunião, foi anunciada a criação de um núcleo específico na Secretaria de Defesa Social (SDS) para atuar de forma integrada com a Compesa, com o objetivo de ampliar o número de operações em 2026.
O núcleo vai atuar a partir das notificações da companhia, com reforço das ações de inteligência, operações em campo para identificação de desvios, retirada de ligações clandestinas, combate a furtos em unidades operacionais e responsabilização dos envolvidos. “Estamos falando de crimes que prejudicam diretamente a população. Estamos avançando nessa parceria com a SDS, por intermédio da governadora Raquel Lyra, para intensificar o combate a essas práticas ilícitas, com ações de inteligência e atuação em campo. Agradeço o apoio da SDS”, destacou o presidente da Compesa, Douglas Nóbrega.
Desde outubro de 2023, quando a Compesa mapeou as ocorrências e estruturou ações internas com o apoio do Governo do Estado, a parceria com a SDS e as forças policiais tem fortalecido o combate aos furtos. Somente no ano passado, foram recuperados mais de 350 litros por segundo, volume equivalente a cerca de 80 mil carros-pipa de 10 mil litros por mês. Durante a reunião foram apresentados resultados importantes dessas operações, que garantiram a recuperação de vazão, a melhoria do abastecimento e o reforço da segurança dos sistemas. Entre as ações de destaque estão a fiscalização realizada na adutora de inversão de Jucazinho, que possibilitou a recuperação de mais de 20 litros por segundo e a triplicação da produção de água para Riacho das Almas, e a operação em Limoeiro, onde o monitoramento por satélite permitiu a recuperação de uma bomba furtada do sistema de abastecimento.
Na sequência da reunião, os participantes realizaram uma visita ao Centro de Videomonitoramento de Segurança da Compesa. O secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, ressaltou que o enfrentamento ao furto de água vai além da questão criminal. “Reconhecemos que o furto de água é também uma questão humanitária, uma vez que o prejuízo para a população é muito grande. São dramas sociais imensuráveis, além de um impacto financeiro significativo para a companhia”, afirmou o secretário, reforçando o compromisso da SDS em fortalecer a parceria e ampliar as operações conjuntas a partir deste ano.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação



