Cuida PE ultrapassa marca de 250 mil cirurgias eletivas realizadas em Pernambuco

Cuida PE ultrapassa marca de 250 mil cirurgias eletivas realizadas em Pernambuco

15 de dezembro de 2025 Off Por blogem

O Cuida PE, criado pelo Governo do Estado em 2023 para reduzir a fila por cirurgias eletivas, exames complementares e consultas especializadas de média e alta complexidade, alcançou a marca histórica de 250 mil cirurgias realizadas, diminuindo consideravelmente a espera por intervenções do tipo no território pernambucano. De janeiro a setembro de 2025, o programa, coordenado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), já realizou 79.400 cirurgias, número superior a todo o ano de 2023 e equivalente a 84,4% das cirurgias realizadas em 2024.

“O atendimento em saúde melhorou, do Litoral ao Sertão, e o Cuida PE é um dos responsáveis por assegurar mais qualidade de vida a quem procura os serviços de saúde do Estado. Temos, também, o Cuida PE Mulher, através do qual levamos as Carretas da Mulher Pernambucana a todas as regiões de Pernambuco para garantir atendimento especializado às mulheres. As ações são muitas e vão continuar em ritmo acelerado em 2026 porque sabemos que cuidar da saúde das pessoas é cuidar do presente e do futuro de Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Em todos os meses deste ano, foram realizados mais procedimentos que no mesmo período do ano anterior, evidenciando o avanço consistente do programa, que deverá encerrar 2025 com número recorde de cirurgias realizadas. “Reduzir a espera por cirurgias, consultas e exames é um compromisso do governo Raquel Lyra com o tratamento humanizado na saúde do Estado, sem deixar ninguém para trás. É emocionante ver o resultado na vida das pessoas”, frisou a secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti.

Além das cirurgias eletivas, o Cuida PE também atua fortemente na realização de exames de diagnóstico por imagem. Do início do programa até setembro de 2025, foram realizadas 270 mil ressonâncias magnéticas e 770 mil tomografias computadorizadas. Os avanços são concretos: filas para esses exames foram zeradas em diversas regiões do Estado, com destaque para os seguintes cenários regionais:

– II GERES: filas zeradas para Ressonância Magnética (RNM) e Tomografia (Tomo);
– IV GERES: fila zerada para Densitometria Óssea;
– V GERES: filas zeradas para RNM, Tomografia e Densitometria Óssea;
– VI GERES: fila zerada para Densitometria Óssea;
– VII GERES: filas zeradas para RNM, Tomografia e Densitometria Óssea;
– X GERES: filas zeradas para Tomografia, RNM e Densitometria Óssea;
– XI GERES: filas zeradas para Tomografia, RNM e Densitometria Óssea.

Outra frente de atuação do programa são as consultas especializadas, realizadas nas Unidades Pernambucanas de Atendimento Especializado (UPAEs) em todo o Estado. Nos últimos três anos, o número de atendimentos especializados já ultrapassa 1,2 milhão. O Cuida PE também garante o transporte assistido dos pacientes. Somente entre janeiro e outubro de 2025, foram 20.786 pacientes transportados pelas 24 vans do Cuida PE, ampliando o acesso de pessoas residentes em áreas mais distantes.

“Esses números representam mais do que procedimentos: representam vidas transformadas, pessoas que deixaram de esperar meses ou anos por um cuidado que agora chega de forma mais rápida, humanizada e organizada”, declarou a diretora-geral de Articulação Estratégica da SES e coordenadora do Cuida PE, Noemy Gomes.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação/SES