Procon Caruaru orienta consumidores sobre novo serviço do Banco Central para evitar fraudes na abertura de contas

Procon Caruaru orienta consumidores sobre novo serviço do Banco Central para evitar fraudes na abertura de contas

3 de dezembro de 2025 Off Por blogem

_O BC Protege+ permite bloquear a abertura de contas em nome do cidadão e reforça a proteção contra uso indevido de identidade._

O Procon Caruaru informa aos consumidores sobre o lançamento do BC Protege+, novo serviço gratuito do Banco Central que entrou em operação nesta segunda (1º). A ativação e a desativação do serviço são feitas exclusivamente na área logada do Meu BC, no site do Banco Central, e exigem conta gov.br nível prata ou ouro com verificação em duas etapas.

A ferramenta permite que pessoas físicas ou jurídicas impeçam a abertura de contas bancárias em seu nome, reforçando a prevenção contra fraudes com uso indevido de identidade. A proteção vale para contas corrente, poupança e contas de pagamento pré-pagas. Mesmo que o cidadão já tenha conta em determinada instituição, qualquer nova abertura deve passar pela verificação do BC Protege+. O serviço não substitui outras formas obrigatórias de checagem, mas funciona como uma camada adicional de segurança no Sistema Financeiro Nacional.

Ao ativar a proteção, o CPF ou CNPJ fica registrado como não autorizado para abertura de contas. Assim, a instituição financeira não pode prosseguir com a contratação e deve informar que a proteção está ativa. Caso o cidadão deseje abrir uma conta, basta desativar o serviço temporariamente.

O Procon Caruaru reforça que o BC Protege+ é gratuito, tem efeito imediato e permite visualizar quais instituições consultaram o CPF ou CNPJ. A orientação é que os consumidores utilizem a ferramenta como medida preventiva para proteger seus dados.

Para demais serviços e atendimentos ao consumidor, o Procon Caruaru dispõe dos seguintes canais: plataforma Caruaru Digital (www.caruaru.pe.gov.br), telefone (81) 3108-0080, WhatsApp (81) 9 8384-5909 e atendimento presencial na Rua Silvino Macêdo, nº 71, Maurício de Nassau.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação