I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero prorroga inscrições e anuncia palestra com ex-Ministra das Mulheres

I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero prorroga inscrições e anuncia palestra com ex-Ministra das Mulheres

17 de novembro de 2025 Off Por blogem

As inscrições de trabalhos para o I Congresso do Agreste de Enfrentamento à Violência de Gênero foram prorrogadas até a próxima quinta-feira (20). Com o tema “Cuidado, autonomia e justiça social para as mulheres e meninas”, o evento acontecerá no dia 25 de novembro, no WA Convention, localizado no Caruaru Shopping. As submissões podem ser realizadas por meio da plataforma Even3: https://www.even3.com.br/i-congresso-do-agreste-de-enfrentamento-a-violencia-de-genero-642641/.

A programação do evento contará com palestra magna de Cida Gonçalves, ex-ministra das Mulheres, referência nacional na pauta de gênero e no enfrentamento à violência contra mulheres. Especialista com mais de 40 anos de atuação na defesa dos direitos das mulheres, Cida foi protagonista em marcos legais como a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio e a Lei nº 1.085/2023, que garante igualdade salarial entre homens e mulheres.

As inscrições para o evento são gratuitas e as submissões de trabalho podem ser feitas nas modalidades Resumo, Resumo Expandido e Relato de Caso, a partir de três Grupos de Trabalhos (GTs): Políticas de cuidado, autonomia econômica e justiça social; Acesso à justiça e fortalecimento da rede de proteção; e Educação, cultura e prevenção da violência contra meninas e mulheres. Cada autora poderá submeter até três trabalhos, individualmente ou em coautoria, seguindo os critérios técnicos e estruturais previstos no edital.

O congresso é uma realização da Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria da Mulher, organizado pela Câmara Técnica de Enfrentamento à Violência de Gênero e pelo Conselho Municipal da Mulher, em parceria com instituições públicas, universidades e organizações da sociedade civil que atuam na promoção da igualdade e no fortalecimento das políticas para as mulheres.

Cida Gonçalves

Cida Gonçalves é especialista em gênero e enfrentamento à violência contra mulheres, com mais de quatro décadas dedicadas à defesa dos direitos das mulheres. Natural de Clementina (SP), consolidou sua trajetória política em Campo Grande (MS), onde coordenou o movimento popular de mulheres nas décadas de 1980 e 1990 e participou da articulação que resultou na criação da Central de Movimentos Populares. No início dos anos 2000, atuou como assessora da Coordenadoria da Mulher na Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho do Mato Grosso do Sul.

No Governo Federal, entre 2003 e 2016, foi Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, contribuindo diretamente para a elaboração da Lei Maria da Penha e da Lei do Feminicídio. De 2022 a 2025, exerceu o cargo de Ministra das Mulheres, período em que foi sancionada a Lei nº 14.685/2023 (igualdade salarial entre mulheres e homens). Sua atuação é reconhecida nacionalmente pela capacidade de articulação, formulação de políticas públicas e compromisso histórico com a autonomia, a proteção e a justiça para mulheres e meninas em todo o país.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Card: Divulgação