Governo de Pernambuco seleciona agentes da busca ativa para os editais do ciclo 2 da PNAB

Governo de Pernambuco seleciona agentes da busca ativa para os editais do ciclo 2 da PNAB

5 de novembro de 2025 Off Por blogem

_As inscrições são gratuitas e seguem até 9 de novembro, exclusivamente em buscaativape.com.br. O Instituto Trocando Ideia será o responsável pelo processo seletivo._

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), abriu seleção simplificada para contratar agentes culturais que vão atuar na Busca Ativa, ação focada nos editais do Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As inscrições são gratuitas e ficam abertas até 9 de novembro, exclusivamente em buscaativape.com.br. A iniciativa garante apoio prático, da inscrição à prestação de contas, nas 12 Regiões de Desenvolvimento, com atenção especial a quem tem menos acesso à tecnologia e suporte técnico, para qualificar as propostas e ampliar as chances de aprovação nos editais da PNAB. O Instituto Trocando Ideia de Tecnologia Social Integrada será o responsável pelo processo seletivo.

A secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, destaca a importância da ação. “A Busca Ativa é uma estratégia fundamental para garantir que a Política Nacional Aldir Blanc cumpra o seu papel de democratizar o acesso às políticas culturais. Queremos que artistas, grupos e coletivos de todas as regiões tenham as mesmas condições de participar e ter suas iniciativas reconhecidas, especialmente aqueles que enfrentam maiores barreiras de acesso digital ou técnico.”

A contratação contempla duas categorias: Agente de Busca Ativa, responsável por mobilização e orientação inicial nos territórios, e Agente de Balcão de Atendimento, com atendimento presencial e virtual, incluindo informações e auxílio aos proponentes. Podem se candidatar pessoas maiores de 18 anos, com ensino médio completo, residência em Pernambuco e disponibilidade para os horários e locais definidos pelo projeto.

A seleção será feita por análise curricular no momento da inscrição, levando em conta experiência na função, habilidades de comunicação, trabalho em equipe e cursos relacionados. Os aprovados participarão de uma capacitação prevista para acontecer nos dias 15 e 16 de novembro de 2025. A oficina formativa apresenta o panorama da PNAB – Ciclo 2 e orienta a atuação de agentes e atendentes. Explica, na prática, como realizar cadastro e inscrição no Mapa Cultural, padronizar o atendimento inclusivo e organizar a mobilização nos territórios. Aborda ainda LGPD e segurança de dados, além de noções de execução, definição de indicadores e prestação de contas. A atividade combina exposições curtas, simulações de balcão, estudos de caso por território e uma avaliação prática ao final.

*Sobre a Busca Ativa PE -* É uma ação itinerante da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE), focada nos editais do Ciclo 2 da PNAB. A atuação combina mobilização territorial, oficinas e atendimento presencial e on-line em balcões e plantões, com tutoria técnica para inscrição, execução e prestação de contas. Com acessibilidade garantida, incluindo intérprete de Libras, as ações percorrem 45 municípios nas 12 Regiões de Desenvolvimento, priorizando públicos com maior barreira de acesso digital e técnico, para ampliar o alcance e qualificar as propostas apresentadas.
Siga o Instagram @portaledvaldomagalhaes
Card: Divulgação