Caruaru sedia II Ciclo de Formação do Selo UNICEF 2025–2028

Caruaru sedia II Ciclo de Formação do Selo UNICEF 2025–2028

3 de novembro de 2025 Off Por blogem

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome (SAS), participa do II Ciclo de Formação do Selo UNICEF 2025–2028, que tem como tema “Imunização, Nutrição e Saúde de Adolescentes”. O evento é promovido pelo UNICEF e pela Associação de Defesa da Educação, Saúde e Assistência Social – ASSERTE, e está sendo realizado nesta segunda (3) e terça-feira (4), no Centro Acadêmico do Agreste (UFPE/CAA), reunindo representantes dos 153 municípios pernambucanos que aderiram ao novo ciclo do Selo.

A formação integra o Resultado Sistêmico 1 (RS1), com foco no fortalecimento das políticas públicas locais voltadas à vacinação de crianças, à promoção da alimentação saudável, à prevenção da má nutrição e à saúde integral de adolescentes. O encontro propõe um espaço de formação, diálogo e troca de experiências entre articuladores(as), mobilizadores(as), gestores(as) e profissionais das áreas de saúde, educação e assistência social.

Durante os dois dias de programação, estão sendo apresentados e discutidos os prazos, marcos legais, documentos comprobatórios e estratégias de articulação intersetorial que compõem o novo ciclo do Selo UNICEF. A atividade inclui ainda painéis temáticos sobre imunização extramuros, incidência política (advocacy) para escolas saudáveis, e o uso de ferramentas digitais na gestão da saúde, além de um espaço aberto para o compartilhamento de desafios e boas práticas entre os municípios participantes.

“Sediar encontro como o proposto pelo UNICEF e ASSERTE, permite ampliar o conhecimento e proporcionar a participação social a profissionais, adolescentes e comunidade acadêmica acerca da elaboração e implementação de políticas públicas eficazes para a saúde integral da população”, destacou Katiuska Lopes, Secretária da SAS.

O II Ciclo de Formação faz parte da metodologia do Selo UNICEF, uma das principais iniciativas do Fundo das Nações Unidas para a Infância voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no Brasil, promovendo a intersetorialidade e o fortalecimento das ações nos municípios.
Seja seguidor do Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Rafael Moreira