
Jénerson Alves lança ‘Insights Poéticos’ pela Noz Editoria
4 de outubro de 2025O poeta Jénerson Alves lançou o e-book ‘Insights Poéticos’. Composta por 20 sonetos, a obra consiste em um território poético no qual são decantados sentimentos diversos, como dor, saudade, amor e esperança.
O lançamento ocorreu por meio de uma live, realizada no perfil do instagram @jenersonalves, na noite da sexta-feira (03). O livro está disponível gratuitamente por tempo limitado (de 04 a 07 de outubro), no site da Amazon, pode ser adquirido pelo link: https://tinyurl.com/bdz24nss .
O autor resgata a tradição do soneto, mantendo sua essência de poeta nordestino. “Ao produzir sonetos, uma composição clássica, com a métrica do repente, busco romper com os estigmas que diferenciam o popular e o erudito”, ressalta, complementando que o livro conta com alguns textos inéditos e outros já publicados em suas mídias sociais.
Participou da live o editor-chefe da Noz Editoria, Gustavo da Mota. Ele disse que no livro há uma dialética entre o particular e o universal. “Em um olhar crítico que dialoga com Antonio Candido, é possível afirmar que ‘Insights Poéticos’ cumpre com plenitude a função maior da literatura: a de humanizar. Os sonetos de Jénerson não se limitam ao exercício estético do verso clássico, sumariamente empregado pelo poeta com maestria; entrelaçam a tradição formal do soneto à vivência concreta do sertão, da fé e da família”, pontua.
O prefácio da obra é assinado pelo poeta declamador Iponax Vila Nova. “Jénerson é um bardo que transforma dores e desventuras em transcendência: sonhos, amores, lembranças e esperanças que ganham vida na arquitetura clássica dos quatorze versos. Sua poesia visita paisagens interiores e universais: o segredo da vida, a hora da morte, o colo maternal, as dualidades que nos habitam, a exaltação da musa e o fascínio eterno pelo soneto”, destaca Iponax, considerado uma das principais referências da poesia nordestina na atualidade, sendo, inclusive, organizador da “Copa do Mundo do Repente”.
A edição e a diagramação do livro foram uma premiação concedidas ao autor, que conquistou o Primeiro Lugar no I Concurso de Poesia da Noz Editoria, situada em Itanhaém-SP.
Sobre o autor
Pernambucano de Palmares, mas residente em Caruaru, Jénerson Alves é professor, poeta e jornalista. É um dos membros fundadores da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel e costuma apresentar-se em escolas, eventos e faculdades, cujo repertório engloba poesia clássica, popular e repente improvisado.
Seja seguidor do Instagram @portaledvaldomagalhaes
Crédito da foto: TV Caruara/Divulgação