ICIA promove ação “De Olho nos Olhinhos” em apoio ao Setembro Dourado

ICIA promove ação “De Olho nos Olhinhos” em apoio ao Setembro Dourado

12 de setembro de 2025 Off Por blogem

Neste sábado dia 13 de setembro, o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) realiza a ação “De Olho nos Olhinhos”, em parceria com o Caruaru Shopping, dentro da programação do Setembro Dourado, mês de conscientização e combate ao câncer infantojuvenil. O evento acontece das 10h às 22h, em um espaço especial montado na entrada principal do shopping, ao lado direito de quem sobe as escadas rolantes.

A iniciativa faz parte de uma mobilização nacional pela conscientização sobre o retinoblastoma, um tipo raro de câncer ocular que geralmente aparece em crianças de até 2 anos de idade. A campanha ganhou grande repercussão depois que o apresentador e jornalista Tiago Leifert e sua esposa, Daiana Garbin, levantaram essa bandeira ao compartilharem a experiência pessoal do diagnóstico da filha com a doença.
Um dos sinais mais comuns do retinoblastoma é o chamado “olho de gato”, identificado em fotografias com flash, quando um reflexo esbranquiçado aparece na pupila da criança.

Durante a ação, os pais poderão levar seus filhos de até dois anos para participar do teste do flash e receber orientações diretas com médicos que estarão no local. Além de informações importantes sobre prevenção e diagnóstico precoce, as crianças participantes sairão com brindes exclusivos da campanha.
A atividade é gratuita e aberta a toda a população.

“O retinoblastoma, quando descoberto cedo, tem altas chances de cura. Nosso objetivo é alertar as famílias sobre os sinais da doença e reforçar a importância do olhar atento dos pais e responsáveis”, destaca o Diretor Médico do ICIA, Dr. Luiz Henrique Soares.

O Setembro Dourado é um movimento instituído por lei federal e reforça a necessidade de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, que ainda é a principal causa de morte por doença entre crianças no Brasil. O dourado simboliza o valor da vida e a luta por mais diagnóstico precoce.
Seja seguidor do Instagram @portaledvaldomagalhaes
Foto: Divulgação/Icia