Bonecos Gigantes de Pernambuco prontos, com o coração e a tradição na mão

Bonecos Gigantes de Pernambuco prontos, com o coração e a tradição na mão

23 de fevereiro de 2025 Off Por blogem

Um dos símbolos mais representativos da cultura popular de Pernambuco, os Bonecos Gigantes de Pernambuco estão prontos para brincar o carnaval.
São Bonecos representativos do nosso folclore e das nossas tradições.
Um acervo totalmente voltado para a nossa cultura raiz, preservando e promovendo o que temos de melhor da nossa cultura popular. Bonecos que homenageiam os Caretas de Triunfo, os Papangus de Bezerros, os Caboclos de Lança da Zona da Mata, os nossos Passistas, os Caiporas de Pesqueira, os Reais Palhaços de Olinda e tantos outros símbolos; além de homenagens a algumas das nossas referências artísticas como: Luiz Gonzaga, Chico Science, Genival Lacerda, Reginaldo Rossi, Ariano Suassuna, Alceu Valença, Lampião e Maria Bonita, etc.
O propósito de toda a construção desse acervo é enaltecer a nossa cultura popular cada vez mais, com amor, verdade e preservação das nossas tradições.

“Valorizar a cultura dos Bonecos Gigantes é reconhecer o seu papel como expressão da identidade cultural do povo pernambucano e brasileiro. São objetos culturais que representam a memória coletiva”. (Conta o Bonequeiro Luiz Carlos Filho, o Lulinha)

O recifense é Produtor Cultural, escritor e bonequeiro a 28 anos, com um acervo composto por cerca de 80 bonecos gigantes, Luiz Carlos Filho, mais conhecido como Lulinha se consagra como um dos principais representantes da cultura popular pernambucana. Além de tudo isso é idealizador e Coordenador Geral do espetáculo Caixa de Natal (que é Patrimônio Cultural Imaterial do Recife) e escritor das obras literárias “Amanhã é se Deus quiser “ e “Eu disse Sim”. Sua dedicação, trabalho e qualificação se torna fundamental para a preservação e valorização da identidade do nosso povo, contribuindo para o resgate da nossa memória coletiva, valorizando nossas raizes.
Além disso sua atividade como Produtor Cultural proporciona uma oportunidade para que as novas gerações conheçam e se orgulhem dessa herança cultural, transmitindo conhecimento aos mais jovens e garantindo a preservação da história, construindo uma nova realidade.
Hoje, com um acervo de bonecos gigantes todo renovado e reformado, está pronto para ganhar as ruas das cidades pernambucanas fazendo a alegria de todos os foliões.
Instagram: @bonecosgigantesdepe
Siga o Instagram do Blog pelo @blogdoedvaldomagalhaes
Foto: Ana Paula Gomes.