UP inaugura comitê popular de Caruaru, no Dia do Heroísmo Revolucionário

UP inaugura comitê popular de Caruaru, no Dia do Heroísmo Revolucionário

5 de setembro de 2024 Off Por blogem

Nessa quarta-feira (04.09), a Unidade Popular – UP inaugurou o comitê popular de Caruaru, na rua Afonso Celso, 11, no bairro São Francisco, que a partir de agora será o local  de encontro e realização das  atividades de campanha durante este período de luta eleitoral. Foi realizada também a segunda Plenária Geral da Campanha, momento em que foi avaliada a campanha até o momento e coletivamente foi construída a militância e apoiadores com as metas para os próximos dias. Os candidatos da UP nas eleições municipais de Caruaru são: Maria Santos para prefeita, José Henrique para vice-prefeito, Ednaldo Silva e Raiana Rodrigues para vereadores.

Durante o encontro foram lembrados os 51 anos de um dos crimes da ditadura militar com o assassinato sob tortura de Manoel Lisboa de Moura e Emmanuel Bezerra dos Santos.

VITÓRIA (ES) – Manoel Lisboa de Moura foi assassinado no dia 04 de setembro de 1973, no Doi-Codi do IV Exército em Recife, Pernambuco. Durante 15 dias sofreu violentas e bárbaras torturas dos agentes da ditadura militar. Sua conduta foi exemplar, suportando as mais terríveis torturas: foi despido, pendurado no pau de arara, espancado por todo corpo, choques elétricos no pênis, nas mãos, nos pés, nas orelhas, queimado com vela, logo nos primeiros dias perdeu a sensibilidades dos membros inferiores, e nada disso fez entregar seu companheiros para os carrascos da ditadura. A operária e militante do PCR Maria do Carmo também presa e torturada, relata como viu Manoel Lisboa no DOI-CODI, em setembro de 1973: “Ele estava totalmente nu, com bastante hematomas. Ele fixou os olhos em mim e nada falou. Depois fiquei numa cela vizinha, ouvindo seus gritos. Depois de muito tempo, pensei que ia enlouquecer, pensei que não ia me libertar daqueles gritos de dor. Seu comportamento foi firme e  causou admiração até mesmo aos torturadores.” (A Vida e a Luta do comunista Manoel Lisboa. Edições Manoel Lisboa).

HERÓIS DO POVO – Na praia de Caiçara, Município de São Bento do Norte (RN), nasceu, dia 17 de junho de 1947, Emmanuel Bezerra dos Santos, filho do pescador Luís Elias dos Santos e de Joana Elias Bezerra. Já morando em Natal, foi líder estudantil no Colégio Atheneu e na Fundação José Augusto, onde cursou Sociologia. Foi também presidente da Casa do Estudante, onde moravam os estudantes pobres do interior que iam à capital potiguar dar continuidade aos estudos. Teve presença marcante não apenas pela militância política. Atuou na vanguarda dos movimentos culturais natalenses como poeta, crítico literário e organizador de grupos e associações.

Foto: A Verdade

Seja seguidor do Instagram do Blog, para comentar @blogdoedvaldomagalhaes