HMV promoverá ação no Dia Mundial do Doador de Sangue

HMV promoverá ação no Dia Mundial do Doador de Sangue

13 de junho de 2024 Off Por blogem

No dia 14 de junho é celebrado o dia mundial do doador de sangue, essa data foi criada para agradecer a contribuição voluntária de tantas pessoas que se comprometem com essa ação, e também aumentar a conscientização orientando a população com as informações relevantes sobre o processo de doação. A agência transfusional e o serviço social do Hospital Mestre Vitalino (HMV) vão realizar nesta sexta (14), uma ação de orientação nas clínicas para os familiares e acompanhantes. A ideia é reforçar os pedidos de doação visando aumentar os níveis do estoque, o que garante a realização de cirurgias onde há a possibilidade de solicitação de hemocomponentes.

“Sangue não se vende e salva vidas. Nós precisamos sempre reforçar essa informação porque a contribuição dos familiares e amigos é muito importante”, pontou Kássia Santos, coordenadora do serviço social do HMV. Para a doação é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50kg e possuir boas condições de saúde. Além disso, é preciso apresentar documento oficial com foto e menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis. É necessário estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

“Essa ação é um reforço que vamos realizar na campanha contínua que acontece no HMV. A conscientização favorece a reposição desses componentes através da doação. Isso possibilita a manutenção do estoque do Hemope e, consequentemente, a continuidade dos procedimentos cirúrgicos onde possa existir a necessidade de transfusão”, destaca Gregório Neto, biomédico responsável pela agência transfusional do HMV. O Hemope Caruaru funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.
Foto: Divulgação
Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes