Quase três em cada dez brasileiros acima dos 60 anos sofrem de catarata

Quase três em cada dez brasileiros acima dos 60 anos sofrem de catarata

22 de dezembro de 2023 Off Por blogem

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que 30% dos brasileiros acima dos 60 anos sofrem de catarata. Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a doença responde por 49% da cegueira no País. Quando a catarata está associada à idade, chamamos a doença de catarata senil.

O diagnóstico da catarata no adulto é dado no consultório. Durante o exame do paciente no consultório, o médico consegue identificar a catarata e também definir se já está na hora de seguir com a cirurgia”, explica a oftalmologista Bruna Ventura, do HOPE, hospital integrante da rede Vision One

A catarata é o embaçamento do cristalino (estrutura semelhante a uma lente) do olho, e só é vista à olho nu quando se encontra em um estágio muito avançado. A maioria das cataratas se desenvolvem lentamente ao longo do tempo, causando sintomascomo visão embaçada.

“No começo, quando a catarata surge, ela pode não afetar ainda a visão do paciente, mas a catarata é uma perda progressiva da transparência do cristalino. Com a progressão, o cristalino ficando cada vez mais opaco e a catarata vai chegar em um momento em que vai passar a interferir na visão do paciente”, diz a oftalmologista Bruna Ventura.

Vários fatores de risco estão associados ao desenvolvimento da catarata, como idade avançada, exposição à luz solar, consumo de álcool e hábito de fumar, sofrer de diabetes ou obesidade.

O recomendado é que desde cedo, o paciente mantenha uma rotina constante de consultas ao oftalmologista para detectar precocemente qualquer possível alteração na visão. A cirurgia é, de fato, a única maneira de remover a catarata. Durante a cirurgia, a lente do cristalino é removida e substituída por uma lente artificial transparente.Podem ser implantadas lentes de diferentes tipos, para que o paciente fique menos dependente dos óculos. “É um procedimento que envolve muita tecnologia e destreza do médico, mas hoje é possível fazer a cirurgia de forma rápida e indolor e o paciente sair do hospital no mesmo dia”, finaliza a oftalmologista Bruna Ventura.

Foto: Divulgação.

Seja seguidor do Instagram do Blog @blogdoedvaldomagalhaes

.