
Celulite ocular: conheça a doença que atingiu o filho da atriz Sthefany Brito
4 de outubro de 2023Recentemente, a atriz Sthefany Brito usou as redes sociais para revelar que o filho, Enrico, de 2 anos, precisou ser internado com um quadro de celulite ocular. A artista contou que a criança foi picada por um mosquito no rosto, e a região próxima ao olho ficou bastante inchada. Inicialmente, o problema foi tratado com um antialérgico, mas como Enrico piorou, foi necessário levá-lo ao hospital.
“Ele acordou com o olhinho direito completamente inchado, vermelho e fechado. Ele não conseguia abrir o olho, não enxergava com o olho direito, e a pediatra falou: ‘[Leva para o] hospital’. Nossa, eu lembro da sensação da minha perna bambear quando ouvi ‘hospital'”, relembra Stefany, em vídeo publicado no seu perfil do Instagram.
“A celulite ocular é o processo infeccioso e inflamatório das pálpebras. Existe ainda um tipo mais grave, a celulite orbitária, que é menos comum”, explica a oftalmologista Samila Cavalcanti, do HOPE, hospital que integra a rede Vision One.
A doença pode atingir partes mais superficiais, como a pálpebra (sendo chamada de anterior) ou atrás do olho (conhecida como orbitária). “Ocorre mais frequentemente no curso de alguma infeção em estruturas perioculares, como conjuntivites, terçol, erisipelas, inoculação de agentes infecciosos pós-trauma, sinusite ou picada de insetos por exemplo”, afirma a oftalmologista Samila Cavalcanti, do HOPE, hospital que integra a rede Vision One.
Os sintomas comuns incluem inchaço, vermelhidão e dor ao redor do olho afetado. A pessoa também pode sentir febre e apresentar outros sinais de infecção, como mal-estar geral.
A celulite ocular é diagnosticada através de uma avaliação médica, e o tratamento é feito com antibióticos e anti-inflamatórios. A rapidez no diagnóstico é fundamental, especialmente em casos de celulite ocular orbitária. “A grande maioria dos pacientes pode ser tratada ambulatoriamente, com antibiótico oral e anti-inflamatórios. Em casos mais graves, de celulite orbitaria, pode ser necessário internação hospitalar, exames complementares e antibioticoterapia venosa”, finaliza a oftalmologista Samila Cavalcanti.