Compesa altera calendário de abastecimento de água em cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho

Compesa altera calendário de abastecimento de água em cidades atendidas pelo Sistema Jucazinho

14 de março de 2019 Off Por blogem

A falta de chuvas na região de influência da Barragem de Jucazinho, localizada no município de Surubim, Agreste pernambucano, vem afetando o volume do manancial, que está hoje com apenas  2,78% da sua capacidade, o que corresponde a pouco mais de 9 milhões de metros cúbicos de água – do total de 327 milhões de metros cúbicos.

Com o baixo nível de água no reservatório e na tentativa de preservar o atendimento de 11 cidades da região, até o período de inverno, a Compesa precisou alterar o calendário de abastecimento para a população desses municípios.Os técnicos da Compesa estão monitorando o volume da Barragem de Jucazinho e realizando cálculos para retirada do volume de água com o objetivo de não deixar as cidades sem atendimento pela rede de distribuição. O novo calendário  de abastecimento já está em vigor.

Os  municípios de Passira, Cumaru e Riacho das Almas passaram a ter um regime de distribuição  de oito dias com água e 22 dias sem. Já nas cidades de Surubim, Casinhas, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Frei Miguelinho, Vertentes, Vertente do Lério e Toritama o rodízio de abastecimento agora é de 11 dias com água e 19 dias sem o abastecimento.A expectativa, com esse novo calendário, é garantir o abastecimento de água até o período de chuvas na região, que ocorre entre os meses de abril e julho. O oitavo ano consecutivo de seca afetou drasticamente a Barragem de Jucazinho, o maior reservatório de abastecimento humano do interior do Estado e responsável pelo atendimento de 240 mil pessoas nessas 11 cidades.

Jucazinho entrou em colapso em setembro de 2016 e vem apresentado baixos índices de acumulação, tendo em vista que as chuvas registradas na região não foram suficientes para recuperar o manancial. A última vez que a barragem verteu foi em maio de 2011.

Por Helenivaldo Pereira.