Primeira Noite Afro-Religiosa levou centenas de pessoas ao Polo Azulão nesse domingo (16)

Primeira Noite Afro-Religiosa levou centenas de pessoas ao Polo Azulão nesse domingo (16)

17 de junho de 2019 Off Por blogem

Um espaço alternativo e que agrada todas as tribos, assim é o Polo Azulão, que neste domingo (16) celebrou o sincretismo, através da realização da Primeira Noite Afro-Religiosa. Centenas de adeptos às religiões de matriz africana participaram do evento.

A mãe de Santo Cris D’Oxum garantiu que a inserção da Noite Afro-Religiosa no calendário junino vem a somar. “O encontro é importante porque une os povos e ajuda a sociedade a conhecer melhor a nossa história, a nossa raiz. Além disso, é um momento de cultural de orixás, o nosso sagrado, e que podemos também mostrar a essência da nossa religião. Quero parabenizar a prefeita Raquel Lyra pela iniciativa”, comemorou.

A programação começou com o Xirê, que é uma roda utilizada para evocação dos orixás. Em seguida, a cantora Chirs Mendes subiu ao palco. “Este dia é uma vitória para nós que somos povos de terreiro. Eu fiz um show todo dedicado aos adeptos de religiões de matriz africana. Então, para mim é uma honra participar desse momento, pois além de ter sido indicada pelo povo para estar aqui, eu ainda sou filha de Xangô”, destacou.

Para o professor David Sebastian, a ação da Prefeitura de Caruaru segue os padrões das grandes cidades. “Esse momento é de inteira relevância para nós que somos povos de terreiros. Eventos como este são realizados em várias capitais brasileiras, como é o caso do Recife, que durante o Carnaval promove a Noite dos Tambores Silenciosos. São essas iniciativas que ajudam a desconstruir o preconceito com as religiões de matriz africana”, pontuou.

O encerramento da noite ficou por conta da Banda Jurema Preta, que deu um show à parte. “Nós juntamos o útil ao agradável: estamos comemorando uma conquista que é a Primeira Noite Afro-Religiosa, e celebrando a nossa apresentação, que foi um sucesso. Queremos agradecer à Prefeitura de Caruaru pela organização e a estrutura oferecida a nós artistas”, exaltou.

A programação do Polo Azulão continuará na próxima quinta-feira (20), com shows da Banda Vimana, Faringes da Paixão e Kitara.

Fotos: Alisson Lima.