Estação Criativa reúne diversas manifestações culturais no São João de Caruaru

Estação Criativa reúne diversas manifestações culturais no São João de Caruaru

17 de junho de 2019 Off

Um caldeirão cultural! Foi isso que os turistas e caruaruenses encontraram neste domingo (16), na Estação Criativa. O local que é uma réplica perfeita de um vilarejo tem de tudo que se procura: uma culinária de dar água na boca, muitas pessoas, artesanato e muito forró para arrasta o pé.

Os festejos tiveram início logo cedo e agradaram crianças e adultos. No Polo Infantil, a meninada se divertiu, a partir das 17h, com Contação de Histórias e muita música da Banda Cazuadinha. “Uma programação pensada para a família! Eu entendo que essa iniciativa da Prefeitura de Caruaru mostra o quanto é importante que os nossos filhos conheçam a nossa cultura desde cedo e isso é ímpar. Além disso, o espaço oferece toda infraestrutura para que o visitante tenha conforto. Por exemplo, eu nem preciso sair do ambiente para jantar com a minha família, aqui tem várias opções de cardápio”, garantiu o professor Vitor Caiaffo.

No Polo dos Brincantes, a diversão foi completa. O Centro Social Irmã Singuilingue fez apresentação cultural. Em seguida, a animação ficou por conta da Molecodrilha, Coletivo Afro Ilê Dandara e a Quadrilha Dona Matuta. “Diversidade cultural e religiosa a gente ver por aqui. A Estação e um lugar que abriga todas as tribos, ou seja, um local onde o preconceito não cabe”, pontuou a recifense Rosa Cavalcante.

Na Casa do Forró foi dia de apresentações culturais. Rimas e versos também fizeram parte da programação do Polo do Repente, o declamador Raudênio Lima e a dupla de repentistas Ivanildo Vila Nova e Raulino Silva arrancaram aplausos do público. “Esse Polo é o resgate da nossa cultura de raiz. Eu não gosto de agitação, então, esse local tem a garantia da minha presença toda semana”, assegurou o aposentado Luiz da Silva.

O Polo Juarez Santiago também não deixou a desejar. Os shows dos trios Fole de Ouro, Caruara e Segnos não deixaram nenhum forrozeiro parado, nem mesmo os estrangeiros. O jornalista Péter Zsombor, veio da Hungria, e se disse maravilhado com a grandiosidade do evento. “Mesmo estando do outro lado do mundo, sempre ouvi dizer que Caruaru tem o maior e melhor São João do mundo, e eu vim conhecer. Tudo muito lindo e organizado! O povo brasileiro é muito hospitaleiro e feliz. Vou voltar para Hungria com o coração e a mente cheios de boas recordações e com a certeza de que aqui vocês, realmente, fazem a melhor festa junina do mundo”, destacou.

A programação da Estação Criativa seguirá até o dia 30 de junho com muito forró e apresentações culturais.

Por Janayna Clímaco.

Fotos: Alisson Lima.