A História do Rádio AM de Caruaru é contada em livro

A História do Rádio AM de Caruaru é contada em livro

14 de março de 2019 Off

No próximo dia 27 de março, às 19h, no Teatro Difusora, será lançado o livro “Amplitude Modulada – os locutores e o rádio de Caruaru”, resultado de uma pesquisa de quatro anos realizada pelo Prof. Edson Tavares. A obra, composta de três volumes, traz, em sua primeira parte, a história do rádio desde os primórdios da comunicação, relata os caminhos do rádio no Brasil e em Pernambuco, e conta como foi a comunicação caruaruense, desde os anos 40 até o presente; finalmente, conta fatos curiosos e engraçados da radiofonia da Capital do Agreste.


A segunda (e maior) parte da publicação é dedicada a relatar a vida de mais de 260 locutores, que atuaram no rádio de Caruaru, através de um texto dinâmico, de agradável leitura, e ilustrado com centenas de fotos.

Autor: Edson Tavares


Segundo o autor, “Caruaru e região estavam carecendo de um registro histórico da radiofonia da cidade, principalmente num momento em que a faixa de AM está para ser desativada e as emissoras migrarão para FM. Esta obra vem preencher esta lacuna, e pode ser utilizada como fonte de pesquisa e ponto de partida para outros estudos do rádio caruaruense.”


A noite de lançamento acontece emblematicamente no auditório da antiga Rádio Difusora de Caruaru, espaço bastante significativo para a cidade, que remete aos bons tempos da era de ouro do rádio caruaruense. “Será uma noite de congraçamento, de encontro dos locutores que atuaram e que ainda estão presentes ao microfone, com o público ouvinte e com a família daqueles que já partiram”, prevê o Prof. Edson Tavares.


Os três volumes vêm acondicionados numa caixa, artisticamente trabalhada, e custará R$ 90,00. Na oportunidade do lançamento, o autor estará autografando a obra para o público presente.

Foto do autor: Armando Lima.