Lessa propõe a criação de delegacias especializadas em combater furtos e roubos a agências bancárias, carros-fortes e caixas eletrônicos

Lessa propõe a criação de delegacias especializadas em combater furtos e roubos a agências bancárias, carros-fortes e caixas eletrônicos

12 de março de 2019 Off Por blogem

O deputado estadual Delegado Lessa (Progressistas) esteve na tribuna da Assembleia Legislativa na tarde desta segunda-feira, 11, para propor a criação de três delegacias especializadas de combate a furtos e roubos a agências bancárias, carros-fortes e caixas eletrônicos. A ideia é que os equipamentos sejam localizados estrategicamente pelo estado: na Região Metropolitana do Recife; em Caruaru, no Agreste; e em Petrolina, no Sertão.

Ele rememorou que a ideia surgiu no ano passado, ao visitar cidades que sofriam com este problema. “Não vou me esquecer de um senhor, de mais de 80 anos, que conheci em Riacho das Almas. Como a agência bancária daquele município estava fechada devido à violência, ele tinha de se deslocar mensalmente até Caruaru para receber o dinheiro de sua aposentadoria. Em uma dessas viagens, foi assaltado e até espancado e humilhado pelos assaltantes”, contou Lessa.

De acordo com o deputado, esse tipo de violência está produzindo impactos negativos tanto na economia quanto na qualidade de vida dos pernambucanos. “Algumas instituições financeiras estão desativando as agências após serem vítimas de assaltos, prejudicando a movimentação financeira nos municípios, e gerando medo nas pessoas. Afinal, são ações praticamente terroristas nas histórias de violência que assombram as famílias pernambucanas”, descreveu.

Durante o pronunciamento, o deputado enumerou que em 2017 foram registradas 74 ocorrências dessa natureza, sendo reduzidas para 54 no ano passado, o que representa uma queda de 23%. Mesmo assim, o parlamentar defendeu que a criação dessas delegacias poderá coibir de maneira efetiva esses crimes. “É preciso somar esforços para que essa política inovadora seja implementada em nosso estado e o nosso povo não seja mais vítima desse tipo de violência”, justificou.

Apartes

O discurso do Delegado Lessa recebeu apartes de outros parlamentares, entre eles a deputada Delegada Gleide Ângelo (PP), que o parabenizou pela proposta. Também na condição de profissional de segurança pública, a deputada destacou a complexidade para investigar este tipo de crime. “A criação dessas delegacias específicas, aliada a investigações inteligentes, será fundamental para combater com efetividade esse tipo de ação criminosa”, declarou. Os deputados Antônio Moraes (PP) e Doriel Barros (PT) também aplaudiram publicamente a proposta.