Vereadores de Caruaru debatem segurança pública e feira da sulanca em reunião ordinária

Vereadores de Caruaru debatem segurança pública e feira da sulanca em reunião ordinária

15 de fevereiro de 2019 Off Por blogem

Vereadores chamam a atenção sobre a importância do monitoramento por câmeras de segurança
Entendendo as dificuldades enfrentadas no empenho dos esforços financeiros do poder público, que deve ser dividido entre muitas frentes de trabalhos demandados, e o justificado anseio da população no que diz respeito a segurança de suas atividades diárias, Vereador Sérgio Siqueira (Avante) sugere um programa de incentivo para os comerciantes da cidade. O programa consistiria em uma redução de impostos para os empresários que investirem em equipamentos de segurança e monitoramento.

O parlamentar se queira da falta de manutenção das Câmeras de monitoramento em Caruaru, e destaca a importância deste veículo para controle da criminalidade na cidade.

A ideia foi ovacionada pelo pleno. O vereador Marcelo Gomes (PSB) endossa a sugestão do colega dizendo acreditar ser possível tal iniciativa, a exemplo do que foi feito com o IPTU verde – que prevê diferentes percentis de descontos no imposto para os proprietários de imóveis que investirem em ações sustentáveis em suas propriedades.

Segundo o vereador Rozael do Divinópolis (PRTB) essa é uma questão primordial já que a criminalidade voltou a crescer em Caruaru. E volta a enfatizar também a necessidade do debate sobre o Disque Denúncia, serviço que não deve ser descontinuado pelos inúmeros benefícios que agrega no combate ao crime no agreste. Em suas palavras, o vereador afirma que só quem sofreu coação física e psicológica em um assalto é que sabe da importância de se ter um instrumento para denúncias anônimas. E o parlamentar Edjailson da Caru forró (PRTB), em aparte ao discurso do colega, lembra a dificuldade de comunicação com o 190, já que por esse veículo o contato primeiro costuma ser com as unidades do Recife.

Já Heleno Oscar, o representante do povo pelo partido Patriota, reclama da falta de efetivo policial que garanta a segurança dos moradores da zona Rural e é apoiado em seu discurso pelo seu par Sérgio Siqueira, que aponta a deficiência de operações contingenciais nas rotas de fuga que são as saídas das cidades. E que é por esse motivo, nas palavras de Siqueira, que as áreas rurais sofrem tanto com ações criminosas.

A transferência de localidade da feira da Sulanca continua a dividir opiniões
Durante o uso da tribuna, Edjailson da Caru forró (PRTB) volta a trazer a discussão sobre a situação da feira que é patrimônio Imaterial do Brasil e enfatiza que a feira não é só dos sulanqueiros, mas dos caruaruenses, ao destacar que todos devem estar envolvidos no debate.

O edil Marcelo Gomes (PSB) aproveita o ensejo para destacar a urgência de se passar para uma segunda fase desse debate, onde realmente seja possível garantir a soberania da vontade popular.

Considerando que pesquisas de opinião podem ensejar em questionamentos sobre a fidelidade de seus resultados, para o parlamentar, a melhor forma de se resolver o dilema sobre o futuro da feira seria uma consulta direta à população.

Diante disso, Marcelo destaca a importância do requerimento do presidente da casa, o vereador Lula Tôrres (PDT), para a formação de uma comissão específica para revisar a Lei Orgânica do Município. “Eu mesmo, que estou aqui nesta casa há 6 anos, não havia percebido que a nossa lei não tem previsão de plebiscito e referendo (…) É importante a formação de comissão para que até o fim do ano, a lei esteja atualizada”. E continua: “em minha opinião, devemos transferir a feira. Mas não sou o dono da verdade, por isso o plebiscito seria importante”.

Projetos destaques da sessão desta quinta-feira (12) na Câmara de Carurau:
Documento que requer maior rigor na contratação de artistas pelo Poder Público é aprovado em segunda votação na Casa
Foi aprovado, também em segunda discussão, o Projeto de Lei, de autoria do vereador Daniel Lula Finizola (PT), que proíbe o uso dos recursos públicos para a contratação de artistas que incentivem a violência ou o desrespeito às mulheres, à população negra e à comunidade LGBTQ+.

Os interessados podem consultar todos os documentos discutidos durante a sessão a partir do link: http://sapl.caruaru.pe.leg.br/sessao/pauta-sessao/251
Lembrando que, excepcionalmente até sábado (14), o SAPL (Sistema de Apoio Legislativo) estará indisponível por questões técnicas. O Interlegis (programa do Senado Federal) está fazendo atualização dos sistemas e, por esse motivo, o SAPL também precisará passar por revisão durante esse período. Mas a partir do próximo sábado, a página poderá ser consultada a qualquer tempo através do site do Poder Legislativo de Caruaru